terça-feira, 31 de maio de 2011

VERDADES DA PROFISSÃO DE PROFESSOR


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Um comentário:

  1. Ola Ericka, realmente vc tem razão. Todos querem professores dinamicos e criativos, mas quase ninguem quer que seus filhos escolham esta profissao. Nossa educação está deficiente de humanos comprometidos, organizados, éticos e solidários. Todos se articulam por interesse, por comodismo e visando aumento financeiro sem trabalho. Aqueles que mediam o processo de aprendizagem ficam fazendo cabo de guerra com suas expectativas, esperanças e desejos. E só tem promessa ou ações que não amadurecem praticamente. Há o descrédito, a desesperança e gradativa indiferença. Educar não é pra qualquer um e qualquer um não quer se profissionalizar em educação, logo a aprendizagem fica nas mãos de quaisquer uns cuja formação se estagnou na graduação. Sendo assim se defendem com a repetição e a educação bancária mesmo. Paulo Freire se mataria se fosse vivo hoje. Eu faço meu trabalho todos os dias. Às vezes bem outras mais ou menos, outras com uma excelencia impar. Meus alunos precisam ser preenchidos, cutucados, desafiados e amparados de todas as formas, mesmo que eu tenha mil e um problemas. Nossa Educaçao para começar a ficar boa tem que se exterminar para reiniciar.

    ResponderExcluir